30 junho 2007

Festa de S. João na Relva


De 22 a 24 de Junho, realizaram-se as festas em honra de S. João na Relva.
As festas tiveram início no dia 22, à noite, com um baile. No dia 23 foi a vez do jogo de futebol entre solteiros e casados.
No dia 24, a Santa Missa cantada teve início pelas 11.15h, tendo depois lugar a procissão pelas ruas da povoação. A imagem restaurada de S. João percorreu as várias ruas.
No dia 25, ao final da tarde, realizou-se a Santa Missa com que terminou a festa, seguindo-se a procissão até à renovada praça de S. João ao fundo da povoação.


Foto gentilmente cedida pelo Sr. Joaquim Moreira da Silva

Podem ser vistas mais fotos, gentilmente cedidas pelo Sr. Joaquim Moreira da Silva, a quem agradeço profundamente, AQUI.

18 junho 2007

Falecimento

Ao início da tarde de hoje, faleceu o Sr. José Augusto Silva Rodrigues, natural desta freguesia de Monteiras e actualmente residente em Lisboa.
O seu funeral realiza-se na próxima quarta feira, pelas 9.30h, na Igreja Paroquial.
À sua família e amigos apresento as mais sentidas condolências e a certeza da minha oração.

Visita Pastoral


No dia 17 de Junho, o Sr. Bispo encerrou a sua visita pastoral à Paróquia de Monteiras com a celebração da Eucaristia, durante a qual receberem o Sacramento do Crisma 15 jovens da nossa paróquia.


O tempo chuvoso não permitiu receber o Sr. Bispo no largo, como estava previsto, pelo que o Sr. Bispo foi recebido na Igreja Paroquial, enquanto se entoou o cântico "Bendito o que vem em nome do Senhor".


O Grupo Coral, constituído não só pelos jovens crismandos, mas também por pais e catequistas, animou a Eucaristia com cânticos alusivos ao Espírito Santo.


Na homilia, o Sr. D. Jacinto, comentando as leituras acabadas de ler, falou da necessidade que todos temos de conversão, apresentando o exemplo de David, de S. Paulo e da mulher pecadora que era referida no Evangelho do XI Domingo. Além disso, o Sr. Bispo animou os jovens a comprometerem-se com Cristo e com a Igreja, não tendo medo de assumir um papel activo na Paróquia.


Depois da homilia, procedeu-se ao Rito da Confirmação, enquanto se invocava a descida do Espírito Santo sobre os jovens que receberam o Sacramento.


A Santa Missa continou com o ofertório solene, em que foram levados ao altar vários elementos: o fogo, o fermento, o sal e a água, bem como os dons necessários à celebração da Eucaristia (o pão e o vinho).


Depois, a Eucaristia decorreu como de costume. No final, os jovens quiseram agradecer ao Sr. Bispo, oferecendo-lhe um ramo de flores, e agradeceram também a todos os catequistas, nomeadamente à Sr. Prof. Laurentina e à Carla, pela sua dedicação e esforço para que tudo decorresse do melhor modo possível.


No final, o Pároco teve a oportunidade de agradecer ao Sr. D. Jacinto a alegria que tinha proporcionado a toda a Paróquia com a sua visita, e agradeceu também a presença do Sr. Pe. Diogo Filipe, bem como a ajuda e a colaboração de tantas pessoas que contribuiram para que tudo decorresse da melhor maneira.


Já depois de terminada a Santa Missa, houve um momento de oração pelos defuntos no cemitério.


No final, houve um lanche, em que, além dos crismandos e as suas famílias, participou o Sr. Bispo e outros convidados.





Mais fotografias podem ser vistas AQUI.

16 junho 2007

Visita Pastoral - 2º Dia

Por volta das 19h, o Sr. Bispo foi recebido por inúmeras pessoas ao pé da Capela de S. João, na Relva. À sua chegada, ofereceram-lhe um ramo de flores e cantaram um cântico de boas vindas, que muito emocionou o Sr. D. Jacinto.

Recepção ao Sr. Bispo



Logo de seguida, teve início a Santa Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Um pequeno coro animou a liturgia, onde marcaram também presença as autoridades civis da freguesia.

Na homilia, o Sr. Bispo realçou a importância da relação pessoal com Jesus Cristo, cujo Coração, humano e divino, é a fonte do amor de Deus por cada homem e por cada mulher.

Depois da Santa Missa, teve lugar o jantar na Residência Paroquial.

Pelas 21.30h, teve lugar o encontro entre o Sr. D. Jacinto e os jovens que se preparam para receber o crisma.

15 junho 2007

Visita Pastoral - 1º Dia

Teve início, na tarde de ontem, a visita pastoral do Sr. D. Jacinto à nossa Paróquia.

O Sr. D. Jacinto chegou por volta das 17.30h, seguindo em seguida para as Carvalhas, onde apreciou as obras de restauro que estão em curso na Capela de Nossa Senhora das Dores. Ainda nas Carvalhas, teve a oportunidade de conversar um pouco com as pessoas que lá se encontravam à espera dele.

Depois, o Sr. D. Jacinto dirigiu-se ao Eido, onde rezou um pouco na Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

Por volta das 18h teve início a visita aos doentes, em Colo de Pito. O Sr. Bispo deteve-se algum tempo com cada um deles: o Sr. Bernardino, a Sra. Felisberta, a Sra. Laurinda e o marido, Sr. Macário e, por fim, a Sra. Maria da Glória. A cada um deles o Sr. Bispo deu a sua benção episcopal e ofereceu um terço.


O Sr. Bispo em casa da Sra. Fernandina e do irmão, Sr. Carlos


Às 19h, o Sr. Bispo foi recebido pelas muitas pessoas que quiseram marcar presença no Largo da Capela de Nossa Senhora da Saúde. As crianças ofereceram um pequeno ramo de flores ao Sr. Bispo.

Foto gentilmente cedida por Dr. Manuel Dória Vilar

Pouco depois, deu início à Santa Missa, na qual foi benzido o novo altar de pedra que, recentemente, foi colocado na Capela.

Fotografia gentilmente cedida pelo Sr. Dr. Manuel Dória Vilar

Na homilia, o Sr. D. Jacinto animou todos os presentes a tornarem-se íntimos amigos de Jesus Cristo, através de visitas a Nosso Senhor presente no sacrário da Capela. Falou ainda do significado da benção do novo altar, sobre o qual será, concerteza, muitas vezes celebrado o Santa Sacrifício da Eucaristia.

Já depois da Santa Missa, o Sr. Bispo dirigiu-se até à Residência Paroquial, onde jantou na companhia do Conselho Económico da Paróquia.

14 junho 2007

Início da Visita Pastoral do Sr. Bispo

Esta tarde inicia a visita pastoral que o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, fará à nossa Paróquia.
Ao longo dos próximos dias, o Sr. Bispo visitará os doentes, percorrerá os caminhos da nossa freguesia e presidirá a diversas Santas Missas.
Que seja uma ocasião para nos aproximarmos mais de Deus, através do exemplo e das palavras que o nosso Prelado nos dirigir.

12 junho 2007

Romeiros no Santuário de Nossa Senhora da Lapa



Alguns romeiros que participaram na Novena em honra de Nossa Senhora da Lapa.