29 outubro 2007

Jubileu das Almas 2007

Data: Sábado, 03 de Novembro de 2007

Horário
09.00h: Exposição do Santíssimo, Terço pelas Almas e Benção
09.30h: Confissões
11.00h: Santa Missa pelas Almas e Procissão ao cemitério

Programa Semanal

O programa desta semana pode ser consultado AQUI.

Olhar para o alto


«Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos. Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito uma cura ao sábado.»
(Lc 13, 12-14)

“Quem está encurvado olha sempre para a terra, e quem olha para baixo não se lembra do preço pelo qual foi redimido”
São Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, 31, 8

26 outubro 2007

Cristo que passa


«Hipócritas, se sabeis discernir o aspecto da terra e do céu, porque não sabeis discernir o tempo presente? Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?».
(Lc 12, 56)

O Senhor continua a passar pelas nossas vidas com sinais mais do que suficientes, mas existe o perigo de que não o reconheçamos. Faz-se presente na doença ou na tribulação, que nos purificam se sabemos aceitá-las e amá-las; está – de modo oculto mas real – naqueles que trabalham na mesma tarefa que nós e que precisam de ajuda, ou naqueles que participam do calor do nosso próprio lar, naqueles que encontramos diariamente por motivos tão diversos... Está por trás dessa boa notícia que espera que saibamos agradecer para nos conceder outras novas. São muitas as ocasiões em que sai ao nosso encontro... Que pena se não soubermos reconhecê-lo por estarmos excessivamente preocupados, distraídos, ou por faltar-nos piedade, presença de Deus!
Francisco Fernandez Carvajal, Falar com Deus

25 outubro 2007

Exposição de Arte Sacra



A Casa do Poço, em Lamego, abre as portas a uma exposição de arte sacra, uma das mais belas a que a cidade lamecense já conheceu. Reúne um precioso espólio de imagens e artefactos usados para a veneração e que alimentaram a devoção de tantas pessoas ao longo dos últimos séculos.
Vale a pena visitar a Casa do Poço (em frente à Sé Catedral).

24 outubro 2007

O sino da Capela da Relva

O sino da capela da Relva foi quebrado, na noite da passagem de ano (de 2006 para 2007) por alguém que quis fazer barulho nessa noite.
É sabido que o sino tem uma importância vital, não só para avisar os actos de culto religioso mas também, em caso de perigo, dar sinal de alarme.
Como a pessoa (ou pessoas) que o partiu, ao longo destes quase 11 meses, não assumiu as responsabilidades, sendo necessário substituir o sino partido, e depois de ouvir o Conselho Económico da Paróquia ficou decidido fazer-se um peditório de casa a casa, na Relva, para a compra de um novo sino. A Igreja também contribuirá com alguma coisa, assim como o Pároco.
Assim que se obtenha uma soma que permita fazer face a esta despesa, será então comprado um novo sino para a Capela de S. João, na Relva.

Fidelidade


A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá».
(Lc 12, 48)

“Cada homem, cada mulher é como um soldado que Deus destaca para velar por uma parte da fortaleza do Universo. Uns estão nas muralhas e outros no interior do castelo, mas todos devem ser fiéis ao seu posto de sentinela e não abandoná-lo nunca; caso contrário, o castelo ficará exposto aos assaltos do inferno”.
(Autor desconhecido)

23 outubro 2007

"Vigiai e orai"


«Felizes esses servos, que o senhor, ao chegar, encontrar vigilantes.»
(Lc 12, 37)

“Vigiar é próprio do amor. Quando se ama uma pessoa, o coração está sempre vigilante, esperando-a, e cada minuto que passa sem ela é em função dela e transcorre em vigilância [...].
Jesus pede amor. Por isso solicita vigilância”
Chiara Lubich, Meditações

22 outubro 2007

Avareza


«Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens».
(Lc 12, 15)

"Assim, pois, o ter mais, tanto para as nações como para as pessoas, não é o fim último. Todo o crescimento tem dois sentidos bem diferentes. Se é necessário para permitir que o homem seja mais homem, por outro lado encerra-o numa prisão se se converte em bem supremo, que impede de olhar mais além. Então os corações se endurecem e os espíritos se fecham; os homens já não se unem pela amizade, mas pelo interesse, que em breve os faz opor-se uns aos outros e desunir-se. A busca exclusiva da posse dos bens converte-se num obstáculo para o crescimento do ser, e opõe-se à sua verdadeira grandeza. Tanto para as nações como para as pessoas, a avareza é a forma mais evidente de um subdesenvolvimento moral”
(Paulo VI, Populorum progressio, 26.03.1967, n. 19)

21 outubro 2007

Programação semanal

O programa da Paróquia para a próxima semana pode ser consultada AQUI.

Baptismo


Hoje de manhã, foi baptizado na Igreja Matriz Carlos Filipe Dias Lopes, filho de Carlos Alberto Pereira Lopes e de Angela Guida Pinto Dias.
Aos pais, família e amigos desejo as maiores felicidades.

20 outubro 2007

Peregrinação do Movimento da Mensagem de Fátima à Lapa


No terceiro sábado de Outubro realiza-se, tradicionalmente, a peregrinação do Movimento da Mensagem de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Da nossa paróquia, um considerável número de pessoas foram em peregrinação áquele Santuário dedicado a Nossa Senhora.
Presidiu à peregrinação o Sr. Bispo de Lamego, Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, estando ainda presentes o Vigário Geral da Diocese e o Sr. Pe. Antunes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima. Os trabalhos foram dirigidos pelo Sr. Pe. Silvestre, assistente diocesano deste Movimento, eficazmente coadjuvado, como habitualmente, pela sua irmã.
Além de um número muito elevado de peregrinos e mensageiros, estiveram também presentes vários sacerdotes, que acompanharam os seus paroquianos.
O encontro começou com a procissão do Santuário para o recinto onde se iria celebrar a Santa Missa. Durante a procissão foram feitas breves meditações sobre vários temas ligados à Mensagem de Fátima.

Seguiu-se a Santa Missa, presidida pelo Sr. Bispo que, na homilia, destacou a actualidade da Mensagem de Fátima, focando a necessidade de todos vivermos uma vida cristã seriamente comprometidos com a vontade de Deus para cada um de nós. O Sr. Bispo denunciou também a campanha que existe para silenciar as consciências e procurar remeter a vida dos cristãos para um âmbito estritamente privado.
Durante a Santa Missa foram vários os jovens e adultos que foram admitidos como novos membros do Movimento da Mensagem de Fátima.
Depois da Santa Missa houve tempo para almoçar e, da parte da tarde, realizou-se a Assembleia dos zeladores do Movimento da Mensagem de Fátima.

A peregrinação foi encerrada com a recitação do Terço no Santuário diante do Santíssimo Sacramento.

18 outubro 2007

Festa de S. Lucas, Evangelista


«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.»
(Lc 10, 3)

“– O Senhor chamou-nos, a nós católicos, para que O seguíssemos de perto; e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida.
Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: «Senhor, que queres que eu faça?...» A Vontade de Deus!, ouvirás na tua alma de modo terminante.
Pois bem, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. – Assim procederam os santos”
S. Josemaria Escrivá, Sulco, 764

17 outubro 2007

Dia Mundial das Missões



No próximo domingo, celebramos o Dia Mundial das Missões. Na Mensagem que escreveu para este dia, o Santo Padre Bento XVI refere que «não cessam de ecoar, como chamada universal e apelo urgente, as palavras com as quais Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado antes de subir ao Céu, confiou aos Apóstolos o mandamento missionário: "Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado". E acrescentou: "Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo" (Mt 28, 19-20).»

Todos os cristãos são, por isso, convidados a rezar para que a Boa Nova, que é o Evangelho, seja anunciada em todo o mundo. Além disso, na Santa Missa do próximo domingo, essa oração será acompanhada por uma oferta voluntária que permita ajudar aqueles que anunciam o Evangelho nas terras de missão.

Documentação
Obras Missionárias Pontifícias
Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões
Decr. Apostolicam actuositatem do Concílio Vaticano II

16 outubro 2007

Esmola


«Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. Insensatos! Quem fez o interior não fez também o exterior? Dai antes de esmola o que está dentro e tudo para vós ficará limpo».
(Lc 11, 40-41)

"Esmola, palavra grega, significa etimologicamente compaixão e misericórdia. Circunstâncias diversas e influxos de uma mentalidade restritiva alteraram e profanaram de certo modo o seu significado primigénio, reduzindo-o talvez a um acto sem espírito e sem amor. Mas a esmola, em si mesma, entende-se essencialmente como atitude do homem que adverte a necessidade dos outros, que quer tornar participantes os outros do próprio bem. Quem diria que não haverá sempre outro que tenha necessidade de ajuda, antes de mais espiritual, de apoio, de consolação, de fraternidade, de amor? O mundo está sempre muito pobre de amor"
(João Paulo II, Alocução aos jovens, 28-III-1979).

15 outubro 2007

Programação Semanal

A programação semanal da Paróquia pode ser consultada AQUI.

Juízo


"No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas»."
(Lc 11, 31-32)

"A morte põe fim à vida do homem como tempo aberto ao acolhimento ou à recusa da graça divina manifestada em Cristo. O Novo Testamento fala do juízo principalmente na perspectiva do encontro final com Cristo na segunda vinda deste, mas repetidas vezes afirma também a retribuição, imediatamente depois da morte, de cada um em função de suas obras e de sua fé.
Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre."
Catecismo da Igreja Católica, 1021-1022.

13 outubro 2007

Inauguração do restauro da Capela das Carvalhas


No dia 13 de Outubro, pelas 17h, foi celebrada uma Santa Missa solene, presidida pelo Pároco, em honra de Nossa Senhora das Dores, a quem está dedicada a Capela das Carvalhas. Nesta Santa Missa foram inauguradas as obras e benzido o novo altar de pedra da Capela.
Estava presente um grande número de pessoas, não só das Carvalhas, mas também das outras povoações da freguesia.

12 outubro 2007

Opções


"Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa."
Lc 11, 23

"Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo."
Bento XVI, Deus caritas est, 1

11 outubro 2007

Festa em honra de Nossa Senhora das Dores


No próximo Sábado, pelas 17h, será celebrada, na Capela de Nossa Senhora das Dores, nas Carvalhas, uma Santa Missa solene, durante a qual será benzido o novo altar.
Serve esta pequena festa em honra de Nossa Senhora para assinalar os 90 anos das aparições, em Fátima, da nossa boa Mãe do Céu, e também para inaugurar solenemente a Capela das Carvalhas, agora totalmente renovada.

09 outubro 2007

Marta e Maria


«Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».Lc 10, 42

"Marta ocupava-se em muitas coisas, dispondo e preparando a refeição do Senhor. Pelo contrário, Maria preferiu alimentar-se do que dizia o Senhor. Não reparou de certo modo na agitação contínua de sua irmã e sentou-se aos pés de Jesus, sem fazer outra coisa senão escutar as Suas palavras. Tinha compreendido de forma fidelíssima o que diz o Salmo: 'Descansai e vede que Eu sou o Senhor' (Ps 46,11). Marta consumia-se, Maria alimentava-se; aquela abarcava muitas coisas, esta só atendia a uma. Ambas as coisas são boas"
Santo Agostinho, Sermão 103

Créditos:
Imagem

07 outubro 2007

Programação Semanal

A programação de 08 a 14 de Outubro pode ser consultada AQUI.



"Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia." (Lc 17, 5-6)

“Que diferença entre esses homens sem fé, tristes e vacilantes por causa da sua existência vazia, expostos como cataventos à «variabilidade» das circunstâncias, e a nossa vida confiante de cristãos, alegre e firme, maciça, por causa do conhecimento e do absoluto convencimento do nosso destino sobrenatural!”
S. Josemaria Escrivá, Sulco, 73

Créditos
Imagem