25 dezembro 2007

Festa de Natal


Na manhã de hoje, a Igreja paroquial foi pequena para acolher todos aqueles que tomaram parte na Solene Eucaristia na qual foi celebrada a Solenidade do Natal de Nosso Senhor.
As crianças da catequese, preparadas pelas catequistas, representaram um Auto de Natal antes da Santa Missa começar. No Auto, representaram a Anunciação, o nascimento de Jesus, os pastores a entregarem os seus presentes ao Deus-Menino e a visita dos Reis Magos.
Além disso, hoje, pela primeira vez, ajudou à Santa Missa um novo grupo de Acólitos.

23 dezembro 2007

FELIZ NATAL



E, por nós homens e para nossa salvação, desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.
Simbolo Niceno-Constantinopolitano


Nesta Noite, todos e cada um dos homens recebem o Dom maior que pode haver! O próprio Deus se torna Dom para o homem. Ele faz de Si mesmo o Dom para a natureza humana. Entra na história do homem, não já simplesmente mediante a palavra que d'Ele provém e chega ao homem, mas mediante o Verbo que se fez homem.
Pergunto a todos vós: tendes a consciência deste Dom? Estais prontos a corresponder com o dom ao Dom, à semelhança do que fazem aqueles pastores de Belém...?
João Paulo II, Homilia, 1980.12.24


Votos de um Santo Natal e um ano de 2008 cheio de graças do Menino Jesus,
Pe. José Alfredo Patrício

Baptizado


No passado dia 22 de Dezembro, recebeu o Sacramento do Baptismo a Rita Ribeiro Pinto, filha de Pedro Jorge Silva Pinto e Dalila Almeida Ribeiro Pinto, residentes nas Monteiras.
Aos seus pais, padrinhos e restante família desejo as maiores felicidades.

10 dezembro 2007

Festa em honra de Santa Luzia



Na próxima quinta feira, realizar-se-á a festa em honra de Santa Luzia, venerada numa bonita Capela da nossa Paróquia.
A procissão sairá da Igreja Paroquial pelas 9.30h e a Santa Missa solene, com Sermão, terá início pelas 10.00h.

Aproximar de Cristo


Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao tecto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.»
(Lc 5, 18-20)

«Aproximar os nossos amigos de Cristo é, muitas vezes, levá-los a receber o sacramento da Penitência, um dos maiores bens que o Senhor deixou à sua Igreja. Poucas ajudas tão grandes, talvez nenhuma, podemos prestar a esses amigos como a de animá-los a aproximar-se da Confissão. Umas vezes, teremos que ajudá-los delicadamente a fazer um bom exame de consciência; outras, acompanhá-los até o lugar em que o sacerdote os espera; outras ainda, dirigir-lhes apenas uma palavra de estímulo e de afeto, juntamente com uma breve e adequada catequese sobre a natureza e os bens deste sacramento.»
Francisco Fernandez Carvajal, Amigos de Deus.

09 dezembro 2007

Adoração ao Santíssimo Sacramento


Hoje, depois da Eucaristia, o Santíssimo Sacramento ficou exposto até à parte da tarde. Cada uma das povoações assegurou uma hora de adoração, e Nosso Senhor teve direito a guarda de honra.
Pelas 15h, houve um momento de adoração, seguindo-se a procissão com o Santíssimo Sacramento à volta da Igreja.

07 dezembro 2007

Falecimento

Na manhã de hoje, faleceu a Sra. Maria Alice Matheus da Silva, residente em Castro Daire.
O seu funeral realiza-se amanhã, dia da Imaculada Conceição, pelas 16h.
À sua família e amigos deixo os mais sinceros pêsames e a certeza da minha oração.

06 dezembro 2007

Cruz Paroquial


Há já vários anos que uma cruz dourada estava arrumada na Sacristia. Como era necessário colocar uma cruz no altar mor da Igreja, aproveitou-se essa mesma cruz, antigamente usada em funerais. O Sr. Florêncio, com a habilidade que possui, fez o suporte que agora foi posto, com a Cruz, ao lado do altar da Igreja.

01 dezembro 2007

Rev. Pe. José Augusto Monteiro (1915-2007)


Na madrugada de hoje, Nosso Senhor chamou a Si o Sr. Pe. José Augusto Monteiro, Pároco de Moura Morta.

Nasceu no dia 19 de Janeiro de 1915, em Codeçais, freguesia de Ermida, concelho de Castro Daire, onde foi baptizado. Ainda muito jovem, frequentou retiros e aulas de formação em Lamelas, sob a direcção do Sr. Pe. Tavares, entrando mais tarde no Seminário.

Foi ordenado sacerdote no dia 01 de Outubro de 1939, pelo Sr. D. Agostinho de Jesus e Sousa, sendo enviado como Pároco para Cabaços e Baldos, no concelho de Moimenta da Beira.

A 01 de Outubro de 1944, foi nomeado Pároco de Moura Morta, Picão e Lamelas. Mais tarde, serviria ainda a Paróquia de Cetos.

Uma das suas principais características era a disponibilidade para atender todos aqueles que recorriam ao seu ministério, sobretudo a quem desejava receber o Sacramento da Reconciliação. De temperamento peculiar, era herdeiro de um modo muito característico de ser.

Sempre amparado pelos seus sobrinhos, serviu incansavelmente Moura Morta, Paróquia que dirigiu durante mais de 60 anos.

O Pai chamou-o na madrugada do dia 01 de Dezembro, no Hospital de Viseu, onde tinha sido internado 3 dias antes por problemas respiratórios.

A Paróquia de Moura Morta e a Comunidade Paroquial do Vilar elevam preces a Deus para que o faça entrar na companhia dos Seus Santos, reconhecidas pela dedicação que o Sr. Pe. José Augusto Monteiro lhes consagrou ao longo de toda a sua vida.

O seu funeral realiza-se domingo, dia 02 de Dezembro, pelas 16.00h na Igreja Matriz de Moura Morta.