28 julho 2008

A 'questão' de Deus


«Muitas vezes, porém, encontramo-nos imersos num mundo que quereria pôr Deus «de parte». Em nome da liberdade e autonomia humanas, o nome de Deus é passado em silêncio, a religião fica reduzida a devoção pessoal e a fé é banida da praça pública. Por vezes uma semelhante mentalidade, tão radicalmente contrária à essência do Evangelho, pode mesmo ofuscar a nossa própria compreensão da Igreja e da sua missão. Também nós podemos ser tentados a reduzir a vida de fé a uma questão de mero sentimento, enfraquecendo assim o seu poder de inspirar uma visão coerente do mundo e um diálogo rigoroso com tantas outras perspectivas que lutam por conquistar as mentes e os corações dos nossos contemporâneos.

E todavia a história, incluindo a do nosso tempo, demonstra-nos que a questão de Deus não pode jamais ser silenciada, e também que a indiferença face à dimensão religiosa da existência humana em última análise diminui e atraiçoa o próprio homem. A fé ensina-nos que em Jesus Cristo, Palavra encarnada, chegamos a compreender a grandeza da nossa própria humanidade, o mistério da nossa vida sobre a terra e o sublime destino que nos espera no céu (cf. Gaudium et spes, 24).»

Bento XVI, Homilia, 2008.07.19

25 julho 2008

Novena em honra de Nossa Senhora da Ouvida


Teve início, nesta sexta feira, a Novena em honra de Nossa Senhora da Ouvida, na Capela que lhe é dedicada.

O pregador, este ano, da Novena é o Rev. Pe. Sérgio Lemos, natural de Quintela da Lapa e actualmente Pároco de várias freguesias do Concelho de Cinfães.

Neste primeiro dia, o Pregador falou da importância da obediência da fé, da qual Maria é um modelo exemplar. Pela fé, Nossa Senhora acreditou e, por isso, soube obedecer àquilo que Deus lhe pedia.

O programa da Novena será, todos os dias, o seguinte, até ao dia 02 de Agosto:

- 15.30: Terço e confissões;
- 16.00h: Santa Missa e Pregação.

24 julho 2008

Clube Darca nas Monteiras


De 17 a 23 de Julho, o Clube Darca, uma associação juvenil sediada em Lisboa, promoveu um conjunto de actividades nas Monteiras. As actividades acolheram também jovens de várias freguesias do concelho de Castro Daire: Mezio, Cujó, Almofala, S. Joaninho, Pereira, além da sede do Concelho.

As actividades decorreram todos os dias da parte da tarde e constavam de: culinária, dança, teatro, e música. Pelo meio, houve algumas aulas do Catecismo da Igreja Católica.

O plano diário das actividades incluiu a celebração da Santa Missa e tempo para confissões. Da parte da tarde decorriam as actividades, com os vários grupos distribuidos entre o Salão Paroquial e a Escola EB1 das Carvalhas.

No final, houve uma sessão, no pavilhão da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Relvense, à qual assistiram os pais, familiares e amigos de todos aqueles que participaram nas actividades promovidas pelo Clube Darca.


Estes dias de actividades só foram possíveis graças à colaboração e generosidade de muitas pessoas, algumas das quais gostaria de nomear pela importância que tiveram:
- o Sr Silvestre Morais Ribeiro e a sua família, que generosamente cederam o espaço onde o Clube Darca ficou alojado;
- a Câmara Municipal de Castro Daire, a Junta de Freguesia das Monteiras e a Junta de Freguesia de Castro Daire por todo o apoio logístico e nos transportes;
- o Conselho Económico da Paróquia de Monteiras, por toda a colaboração;
- a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Relvense, pela cedência do espaço para a sessão final;
- a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, pelo acolhimento e disponibilidade em ajudar;
- a todos aqueles que, anonimamente, ajudaram nas inscrições e nas várias actividades, bem como aos pais de todos aqueles que participaram, por todo o empenho que puseram para que tudo corresse bem.

Por último, não posso deixar de pedir desculpa por algum incómodo que as actividades possam ter causado a alguém.

Notícias do Clube Darca>>
Galeria fotográfica>>

22 julho 2008

Teatro, dança e alguma música

Realiza-se ao final desta tarde, pelas 20.30h, a sessão final das actividades que o Clube Darca promoveu junto dos jovens da nossa terra. A sessão terá lugar no Pavilhão da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Relva e está aberta a todos aqueles que nela desejarem participar.

Santa Missa em honra de Nossa Senhora da Saúde

No passado domingo, foi celebrada a Solene Eucaristia em honra de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Colo de Pito.

A Santa Missa teve início pelas 11.00h, presidida pelo Pároco. O pregador da Festa foi o Rev. Sr. Pe. António Silva Mendes, actual Pároco de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva.

Na homilia, o pregador referiu-se à necessidade que todos temos de honrar a nossa Mãe, cuja maior honra é a de ser Mãe de Deus.

Depois da Santa Missa, seguiu-se a majestosa procissão pelas ruas e estradas da povoação.

Parabéns aos Mordomos das festas de Colo de Pito pelo trabalho realizado.

Nota: não me foi possível obter nenhuma fotografia nem da Santa Missa nem da procissão, por isso, se alguém tiver fotografias e desejar partilhá-las pode enviá-las por mail para o endereço da Paróquia>>

19 julho 2008

Vigília de oração das Jornadas Mundiais da Juventude


«Nesta noite, fixamos a nossa atenção sobre «como» tornar-se testemunhas. Precisamos de conhecer a pessoa do Espírito Santo e a sua presença vivificante na nossa vida. Não é fácil! Com efeito, a variedade de imagens que encontramos na Escritura relativas ao Espírito Santo – vento, fogo, sopro – são sinal da nossa dificuldade em exprimir uma noção articulada sobre Ele. E todavia sabemos que é o Espírito Santo, silencioso e invisível, quem proporciona orientação e definição ao nosso testemunho sobre Jesus Cristo.»

Na noite da Vigília das Jornadas Mundiais da Juventude, em Sydney, na presença de cerca de 200 mil jovens, o Santo Padre falou da importância do Espírito Santo na vida do cristão.

Foram várias as coreografias feitas no palco antes do Santo Padre chegar ao recinto.

Depois de ele chegar, deu-se início à oração da Vigília. Foram lidos vários testemunhos de jovens de várias partes do mundo e foram apresentados aqueles que, na Santa Missa que conclui as Jornadas Mundiais da Juventude, irão receber o Sacramento da Confirmação.

Depois do discurso do Santo Padre aos jovens, foi o momento da adoração eucaristica, com o Santíssimo Sacramento exposto.

Discurso do Santo Padre aos jovens>>

Clube Darca nas Monteiras

Desde quarta feira que o Clube Darca, uma associação juvenil com sede em Lisboa, mudou de armas e bagagens para as Monteiras.

Ao longo das últimas semanas, vários jovens, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos se inscreveram nas várias actividades que o Clube Darca se propõe fazer com eles: dança, teatro, culinária, formação.

Desde quinta feira que cerca de 60 jovens, provenientes das Monteiras, Mezio, Castro Daire, Cujó e outras freguesias do Concelho, participam destas actividades, espalhadas pela Escola EB1 das Carvalhas e pelo Centro Paroquial.

Para montar todas as actividades, muitas pessoas e instituições estão envolvidas: a Paróquia das Monteiras, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia das Monteiras, a Junta de Freguesia de Castro Daire., a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, bem como as várias associações da freguesia das Monteiras.

Na terça feira, à noite, haverá um espectáculo, aberto aos pais e a todos os que desejarem participar, no qual os jovens demonstrarão tudo o que aprenderam ao longo destes dias.

Homepage do Clube Darca

A Vígilia de oração das JMJ


Este sábado, pelas 19.00h na Austrália (10.00h em Portugal), o Santo Padre participa na vigília de oração que prepara o último dia das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Papa, neste momento, faz o seu discurso aos jovens, depois das orações iniciais.

18 julho 2008

Via Sacra iniciada pelo Santo Padre



Bento XVI começou a tarde de hoje com uma oração, para dar início à representação das estações da Via Sacra por parte de aproximadamente 100 atores em Sydney, onde ele preside a Jornada Mundial da Juventude, que reúne cerca de 225 mil jovens peregrinos do mundo inteiro.

Os actores representavam a Última Ceia, sentados nos degraus da catedral de Santa Maria, quando o Papa saiu pela porta do templo para pronunciar a breve oração.

O pontífice acompanhou as outras estações pela televisão, na cripta da catedral. Quatro mulheres indígenas choraram por Jesus de Nazaré, em outro momento da Via Dolorosa.

Através dos numerosos ecrans que retransmitiram o espetáculo em parques e praças de Sydney, o Papa havia visto a ùltima Ceia na catedral de Santa Maria, na qual Alfio Stutio, um ator australiano de 27 anos, representou Jesus, partindo o pão para partilhá-lo com os apóstolos. A 7ª estação da Via Sacra continuava no telão, e os presos romanos, entre eles Simão, estavam representados, assim como as mulheres de Jerusalém, por indígenas australianos. Os atores usaram peles de cangurus e pintaram o rosto e a pele com cinzas, um sinal de luto na tradição indígena; e enquanto esperavam a chegada de Jesus ao cais, fizeram uma dança tradicional do norte da Austrália.

In Zenit

Santo Padre encontra jovens em recuperação

Bento XVI manteve esta sexta-feira um encontro com jovens que integram uma comunidade de recuperação e os convidou a serem testemunhas de esperança para outros jovens em situações difíceis.

O Papa compartilhou, na igreja da Universidade Notre Dame, em Sydney, alguns momentos com este grupo de rapazes e moças que, apesar de suas jovens vidas, já atravessaram duras experiências.

Escutou dois testemunhos deles: vidas marcadas pelo álcool, as drogas ou pela tentação do suicídio.

Samantha Gerdes, de origem filipina, descobriu após a morte de seus pais que tinha sido adoptada. Ao regressar a sua família biológica, sofreu abusos de seus irmãos e maus-tratos de sua mãe.

Seguindo para a Austrália, em plena solidão, sentiu a tentação do suicídio. Foi salva graças ao encontro com a Igreja e o ingresso na comunidade. Como ela revelaria depois aos jornalistas, o Papa lhe dirigiu algumas palavras pessoais para alentá-la em seu novo caminho.

O outro jovem que tomou a palavra foi Andrew Holmes, que deixou para trás uma vida arruinada pelo álcool e as drogas. “Mas hoje tudo mudou”, afirmou, ao contar sua breve biografia.

Os jovens formam parte do programa de reabilitação “Alive”, gerenciado pela Agência de Serviços Sociais da arquidiocese de Sydney. O Papa queria com este encontro mostrar que a JMJ é também para jovens em dificuldades e escolheu como momento mais adequado a tarde de sexta-feira, dia em que os peregrinos recordaram com a Via-Sacra a memória da paixão e morte de Jesus.

Em suas palavras aos jovens, o Santo Padre constatou que seguramente hoje eles se arrependem de ter tomado decisões que, ainda que no passado se apresentavam como muito atraentes, os levaram “apenas para um estado ainda mais profundo de miséria e solidão”. “A decisão de abusar de droga ou álcool, de entrar em atividades criminosas ou autolesivas pôde então aparecer como um caminho para sair duma situação de dificuldade ou de confusão”, reconheceu. “Agora sabeis que, em vez de trazer a vida, levou à morte.” Por isso, suas palavras se converteram em um reconhecimento da “coragem demonstrada quando decidistes regressar ao caminho da vida”.

O pontífice assegurou que os vê como “embaixadores de esperança para quantos se encontram em idênticas situações”. “Podeis convencê-los da necessidade de optar pelo caminho da vida e fugir do caminho da morte, porque falais com base na experiência”, afirmou, apresentando-lhes o seguimento de Jesus como opção de vida. Jesus “acolhe-vos de braços totalmente abertos --sublinhou. Oferece-vos o seu amor incondicional: e é na profunda amizade com Ele que se encontra a plenitude da vida”. Este caminho, segundo o Papa, é um “programa consolidado no íntimo de cada pessoa”. Implica “estar dispostos a renunciar às nossas preferências para nos colocarmos ao serviço dos outros, dar a nossa vida pelo bem dos outros e, em primeiro lugar, por Jesus que nos amou e deu a sua vida por nós”. “Isto é o que os homens são chamados a cumprir; é o que significa estar realmente «vivo».” O bispo de Roma concluiu sintetizando suas palavras com a mesma mensagem que Moisés formulou há tantos anos: «Escolhe a vida, para que possas, tu e a tua posteridade, viver amando o Senhor teu Deus».

In Zenit

Santo Padre almoça com 12 jovens

O almoço que Bento XVI ofereceu nesta sexta-feira a doze jovens, de todos os continentes, serviu para confirmar algo que já sabia: em alguns países, ser jovem é muito difícil. Durante a refeição, que ocorreu na sala de visitas da residência da catedral de Sydney, dez dos jovens representavam os cinco continentes. Os outros dois representavam a Austrália, país anfitrião das Jornadas Mundiais da Juventude.

Fidel Mateos Rodríguez, leigo, de 25 anos, da diocese de Salamanca (Espanha), explicou depois que durante o almoço, cada um dos convidados pôde falar de sua situação pessoal em seus países. O Papa, em especial, «mostrou muito interesse pelos testemunhos dos jovens asiáticos e africanos», dois continentes nos quais é difícil viver a fé católica. A outra representante do continente europeu, a francesa Marie-Bénédicte Esnault, de 22 anos, reconhece que escutando a seus companheiros de mesa pensou que eles, «que vivem em países de antiga tradição cristã são muito afortunados». Jean Fabien Muaka Baloza, da República Democrática do Congo, de 29 anos, considera que a sua «conversa foi como com um pai de família». «Escutou e nos deu sua bênção», contou. Jean Fabien convidou o Papa a visitar a África para que «se dê conta de certas realidades educativas. Temos necessidade de sua influência», continuou.

Craig Ashby, australiano e representante do povo aborígene, narrou ao Santo Padre a discriminação que seu povo ainda vive. O Papa respondeu que a chave para resolver isso está na educação. Gabriel Nagile, de Papua Nova Guiné, conta que também falou dos jovens de seu país e da necessidade urgente de que possam descobrir uma vida espiritual que lhes liberte dos graves perigos que correm. Helena de Souza, do Timor Leste, de 25 anos, falou com o pontífice da violência em seu país. O Papa se interessou por sua situação, recordando que em janeiro deste ano recebeu seu presidente, José Ramos-Horta.

Ao final do encontro, o Papa presenteou a cada jovem com um rosário e uma medalha comemorativa da Jornada Mundial da Juventude. Cada jovem lhe trouxe um presente, como é o caso do norte-americano Armando Cervantes, de origem mexicana, que deu ao Papa um boné com orelhas de Mickey Mouse. Representando o Brasil esteve presente Jorgiana Aldren Lima de Santana, de 26 anos. Outros países representados foram a Nova Zelândia, a Nigéria e a Coréia do Sul. «Sem dúvida foi uma vivência inesquecível que reafirma minha fé em Deus e na Igreja, e me serve como reconhecimento do trabalho que realizo junto aos jovens durante todos estes anos», conlui Fidel Mateos.

In Zenit

Santo Padre dedica um novo altar na Catedral de Sydney


O Santo Padre Bento XVI, na Santa Missa que celebrou na Catedral de Santa Maria, em Sydney, nesta sexta feira, dedicou o novo altar da Catedral.

Perante uma Catedral totalmente repleta com seminaristas e consagrados(as), o Santo Padre não teve medo em pedir desculpa pelos abusos sexuais cometidos contra menores por parte de alguns sacerdotes australianos, nas décadas passadas.

Além disso, animou todos os presentes a uma fidelidade a Cristo e à sua doutrina, num compromisso radical, para toda a vida.

Santo Padre participa em encontro ecuménico


Bento XVI deixou hoje na Austrália um apelo ao diálogo entre religiões, num encontro mantido com vários líderes das comunidades religiosas neste país, aos quais se apresentou como “um embaixador da paz”.

“Queridos amigos, vim à Austrália como embaixador de paz. Por isso, sinto-me feliz por me encontrar convosco, que de igual modo partilhais este anseio e conjuntamente o desejo de ajudar o mundo a conseguir a paz”, afirmou.

“Num mundo ameaçado por sinistras e indiscriminadas formas de violência, a voz unida daqueles que possuem espírito religioso incita as nações e as comunidades a resolverem os conflitos através de instrumentos pacíficos no pleno respeito da dignidade humana”, disse ainda.

O Papa assegurou que “é com paixão que a Igreja procura toda a oportunidade para prestar ouvidos às experiências espirituais das outras religiões. Poderemos afirmar que todas as religiões visam penetrar no significado profundo da existência humana, remetendo para uma origem ou princípio externo a elas mesmas”.

Falando na sala capitular da Catedral de Saint Mary, Sidney, o Papa saudou os presentes e agradeceu as palavras de boas-vindas do Rabino Jeremy Lawrence e do Xeque Femhi Naji El-Imam.

Bento XVI sublinhou que a Austrália é um país que “tem em grande consideração a liberdade de religião”.

In Agência Ecclesia

Discurso do Santo Padre no encontro ecuménico>>

17 julho 2008

Santo Padre recebido em Sydney


Bento XVI foi recebido esta Quinta-feira num ambiente de festa pelas muitas dezenas de milhares de jovens que se encontram em Sidney para celebrar a Jornada Mundial de Juventude 2008.

Num longo discurso, o Papa aproveitou este contacto inicial para deixar desafios aos presentes, sobretudo em relação à dignidade humana, à violência e à defesa da natureza.

Disse o Santo Padre: "Há quase dois mil anos, os Apóstolos, reunidos na sala superior da casa juntamente com Maria (cf. Act 1, 14) e algumas mulheres fiéis, ficaram cheios de Espírito Santo (cf. Act 2, 4). Naquele momento extraordinário que marcou o nascimento da Igreja, a confusão e o medo, que se tinham apoderado dos discípulos de Cristo, transformaram-se numa convicção vigorosa e na certeza de um objectivo. Sentiram-se impelidos a falar do seu encontro com Jesus ressuscitado, que afectuosamente já tratavam por Senhor. Na sua diversidade, os Apóstolos eram pessoas comuns. Nenhum podia afirmar que fosse o discípulo perfeito. Não tinham conseguido reconhecer Cristo (cf. Lc 24, 13-32), deveriam envergonhar-se da sua ambição (cf. Lc 22, 24-27), tinham-No até negado (cf. Lc 22, 54-62). E todavia, quando ficaram cheios de Espírito Santo, sentiram-se trespassados pela verdade do Evangelho de Cristo e inspirados a proclamá-lo sem medo."

In Agência Ecclesia

Discurso do Santo Padre aos jovens>>

Santo Padre recebido no Government House

Na quinta feira de manhã, o Santo Padre foi recebido pelas autoridades civis no Government House.

Na sua intervenção, o Santo Padre disse: "Alguém poder-se-ia perguntar pela razão que impele milhares de jovens a empreenderem uma viagem – para muitos deles – longa e cansativa, a fim de poderem participar num acontecimento deste género. Desde a primeira Jornada Mundial da Juventude, em 1986, ficou patente que um grande número de jovens aprecia a oportunidade de se encontrar para juntos aprofundarem a própria fé em Cristo e partilharem uns com os outros uma jubilosa experiência de comunhão na sua Igreja. Anelam por ouvir a palavra de Deus e aumentar os conhecimentos a respeito da sua fé cristã. Anseiam por tomar parte num acontecimento que ressalta os grandes ideais que os inspiram, e voltam depois para suas casas repletos de esperança, com uma renovada decisão de construir um mundo melhor. Para mim, é uma alegria estar com eles, rezar com eles e celebrar a Eucaristia juntamente com eles. A Jornada Mundial da Juventude enche-me de confiança no futuro da Igreja e no futuro do mundo de todos nós."

Depois, o Santo Padre encontrou-se ainda com o Governador Geral na Admiralty House e com o Primeiro-Ministro.

Discurso do Santo Padre >>

16 julho 2008

Santo Padre chega a St. Mary's Cathedral House


Bento XVI partiu hoje do Kenthurst Study Center de Sidney, residência do Opus Dei onde se encontrava a descansar desde a sua chegada à Austrália, no passado Domingo.

A Santa Sé anunciou que o Papa se transferiu para a Cathedral House da cidade australiana, que será a residência papal desta segunda parte da viagem apostólica, que se inicia Quinta-feira com a cerimónia de boas-vindas na Government House (09h00 locais, 23h00 de Quarta-feira em Lisboa).

Horas depois, o Papa chegará de barco ao porto de Barangaroo East Darling, entre danças e cantos tradicionais. A festa de acolhimento dos jovens acontece às 05h30 de Lisboa.

Em Sidney começa a repetir-se a expressão "Super Thursday", a super Quinta-feira que se espera na "estreia" de Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude 2008, inaugurada na passada Terça-feira pelo Cardeal Pell, Arcebispo local, com quase 150 mil jovens. Ao longo da semana continuarão a chegar peregrinos de cerca de 200 países de todo o mundo.

In Agência Ecclesia

Ler mais>>
Galeria Fotográfica da Missa Inaugural das JMJ

O Santo Padre prepara-se para participar nas JMJ


O Santo Padre entrou na fase final do seu repouso antes de tomar parte activa nas Jornadas Mundiais da Juventude.

O segundo dia no Kenthurst Study Center foi de descanso, de oração e estudo, além de ter servido para resolver alguns assuntos relacionados com a vida da Igreja.

Durante a manhã, o Santo Padre enviou mais um sms aos jovens presentes em Sydney: "O Espírito Santo deu aos Apóstolos e dá-te a ti o poder de proclamares que Jesus Cristo ressuscitou", BXVI.

Um dos momentos mais caricatos do dia, foi quando apresentaram ao Papa um koala de pescoço vermelho, o que muito divertiu o Pontífice.

Pelas 17.30h (hora local da Austrália, 08.30h de Portugal), o Santo Padre será levado, de carro, para a St. Mary's House, no centro de Sydney, residência do Cardeal G. Pell, onde ficará hospedado até ao final da sua estadia na Austrália.

O programa de amanhã será o seguinte:

7.30 Missa privada na Capela da St. Mary’s Cathedral House

9.00 Cerimónia de boas-vindas na Government House. Discurso

9.30 Percurso de carro

9.45 Visita de Oração ao "Mary MacKillop Memorial"

10.00 Percurso de carro

10.05 Visita de cortesia ao Governador Geral na Admiralty House. Encontro com o Primeiro-Ministro

11.05 Percurso de carro

11.30 Chegada à St. Mary’s Cathedral House

14.20 Cais de Rose Bay. Breve recepção com danças e cantos tradicionais por parte de aborígenes

14.45 Embarque no barco "Sydney 2000"

15.30 Chegada ao cais de Barangaroo East Darling Harbour. Festa de acolhimento dos jovens. Discurso

16.45 Percurso de carro panorâmico

17.30 Chegada à St. Mary’s Cathedral House

Santa Missa inaugural das JMJ

15 julho 2008

Santa Missa inaugura as JMJ em Sydney


O Card. George Pell, Arcebispo de Sydney, celebrou a Santa Missa com a qual teve o seu ínicio oficial as Jornadas Mundiais da Juventude.

Perante uma assistência de milhares de jovens no porto de Sydney, onde se incluía o primeiro ministro australiano, Kevin Rudd, o Cardeal Pell «partiu da imagem evangélica do “Bom pastor” e da “ovelha perdida”, frisando que a mensagem de Cristo se dirige a todos, “em especial aos que não têm religião”.

O Arcebispo de Sidney convidou os presentes a estarem “sempre abertos” ao Espírito Santo, na linha do que tem sido a preparação para a JMJ 2008, sempre dedicada à reflexão sobre a terceira pessoa da Trindade.

D. George Pell pediu aos jovens para não se deixarem dominar pelo conformismo: “Não passeis a vida sem tomar posição, pensando que é melhor não escolher, porque é dando atenção aos compromissos assumidos que podereis viver em plenitude”.»

Após a Missa, iniciam-se os eventos do Festival da Juventude, um pouco por toda a cidade. Mais de 165 concertos ao ar livre terão lugar durante a próxima semana, incluindo os mais variados géneros: Heavy metal, acid jazz, reggae, rap, Gospel e Gregoriano.

Além de figuras como Damien Leith, Guy Sebastian, Paulini, Tap Dogs, Diesel, Vanessa Amorosi e Joseph Gateau, os palcos contarão com alguns dos artistas cristãos mais importantes do momento.

In Agência Ecclesia

Ler mais>>
Vídeo da Santa Missa

14 julho 2008

O primeiro dia do Santo Padre na Austrália


O Pe. Frederico Lombardi, porta voz do Vaticano, contou aos jornalistas como foi o primeiro dia que o Santo Padre passou no Kenthurst Study Center.

A intervenção do Pe. Lombardi surgiu na sequência de um vídeo, mostrado aos jornalistas, com um resumo do primeiro dia do Papa na Austrália.

"As imagens que vêm da Austrália são serenas. O Santo Padre é tranquilo e repousou. Ainda que alguém tenha levantado dúvidas sobre o estado de saúde do Papa, devo assegurar que não há qualquer tipo de problemas".

"Ontem, o Papa chegou a Kenthurst por volta das 16.00h. Pelas 18.00h, celebrou a Santa Missa e depois jantou e repousou. Esta manhã, celebrou a Santa Missa com o pessoal que o acompanha, cerca de 10 pessoas. Concelebraram o Secretário e dois sacerdotes do Opus Dei. Depois do pequeno almoço, deu um primeiro passeio e retirou-se depois, como é costume todas as manhãs.

Pouco depois das 13h, chegaram o Cardeal G. Pell e o Bispo A. Fisher, que almoçaram com o Papa, e falaram sobre os últimos preparativos. Depois do almoço, o Santo Padre realizou o já habitual passeio, que todos os dias faz com os seus secretários. Depois, mais um período de trabalho. Pelas 16h, um encontro um pouco mais longo com o Card. Pell.

No recinto, há um pequeno lago e uma pequena capela, onde o Santo Padre ficou a rezar o terço. às 17h houve um concerto, com a presença do Bispo de Sydney e do Bispo Auxiliar, D. Fisher. Foram tocadas músicas de Schumann, Mozart e Schubert. O concerto terminou por volta das 18h e, uma hora depois, a ceia."

A cruz das JMJ chegou a Sydney


A cruz que acompanha as JMJ foi recebida em Sydney, transportada num barco que deu entrada no porto daquela cidade.

Uma das novidades desta JMJ é que o Santo Padre enviará, todos os dias, uma mensagem de texto para os telemóveis dos participantes nas Jornadas.

O Santo Padre celebrará a Santa Missa na capela da residência onde descansa da viagem.

O Card. George Pell, Arcebispo de Sydney, deu uma conferência de imprensa na qual falou sobre a importância da presença de Deus na sociedade e a responsabilidade civil de todos os cristãos.

13 julho 2008

Santo Padre chegou a Sydney


O Santo Padre aterrou em Sidney por volta das 15.00h portuguesas.

Como habitualmente, o Santo Padre tinha enviado uma vídeo mensagem aos jovens australianos, nos quais lhes dizia que "muitos jovens não têm esperança. Permanecem perplexos diante das questões que lhes são apresentadas de modo cada vez mais urgente neste mundo que os confunde. Muitas vezes, ficam na dúvida, não sabem a quem se dirigir para encontrar respostas. São desafiados pelos argumentos daqueles que negam a existência de Deus e se desnorteiam, não sabem como responder. Vêem os grandes estragos causados pela avidez humana ao meio ambiente, e lutam para encontrar um modo de viver em harmonia com a natureza e com os outros. Aonde podem procurar as respostas? É o espírito que os orienta para o caminho que conduz à vida, ao amor e à verdade". Eles são chamados a ser instrumentos de renovação, comunicando a seus coetâneos a alegria que sentem em conhecer e seguir Cristo, e compartilhar com os outros o amor que o Espírito derrama em seus corações, de forma que eles também se inundem de esperança e gratidão por todo o bem que se recebe de Deus, nosso Pai".

Nesta viagem, a nona de Bento XVI ao estrangeiro, o Papa é acompanhado pelos Cardeais Angelo Sodano (Decano do Colégio Cardinalício), Tarcisio Bertone (Secretário de Estado do Vaticano) e Agostino Vallini (Vigário para a cidade de Roma).

Como anunciado, até à próxima Quinta-feira o Papa ficará no Kenthurst Study, Centro de retiros e formação do Opus Dei.

A JMJ será inaugurada, sem a presença do Papa, pelo Cardeal Pell, Arcebispo de Sidney, na Terça-feira, 15 de Julho.

Quinta-feira, 17, o Papa será recebido no Government House pelo primeiro-ministro australiano. Depois, como está previsto, seguirá para o Mary Mackillop Memorial (dedicado à primeira beata australiana), e de lá para Rose Bay, onde está previsto que seja acolhido por um grupo de jovens indígenas, antes de entrar na embarcação Sidney 2000, até Bangaroo.

A Santa Sé destacou, entre os diversos encontros previstos, os de 18 de Julho na catedral de Santa Maria com representantes de outras religiões e com membros de outras comunidades cristãs não-católicas.

No fim-de-semana de 19 e 20 de Junho, a JMJ-2008 atinge o seu auge com vigília e a Missa no Hipódromo de Randwick, onde são esperados centenas de milhares de jovens. Antes do regresso, a 21 de Junho, o Papa irá encontrar-se com os benfeitores e os voluntários da JMJ.

Segundo o comité organizador central das Jornadas de Sidney, há já 225 mil inscritos, 125 mil dos quais não são australianos; 8 mil voluntários, 2 mil sacerdotes e 700 Cardeais e Bispos.

In Canção Nova e Agência Ecclesia

Programa da viagem do Santo Padre
Uma centena de portugueses na Austrália

Santo Padre já chegou à Austrália

O avião chegou no horário previsto a Darwin, onde faz uma paragem para reabastecer antes de continuar viagem até ao Richmond Air Base, onde o Santo Padre será recebido pelas autoridades oficiais e eclesiásticas da Austrália. Depois, seguirá viagem até ao Kenthrust Center, onde ficará alojado até ao dia 17 de Julho.


Vista da casa onde o Santo Padre descansará nos próximos dias, o Kenthurst Study Center, uma casa de retiros e de formação da Prelatura do Opus Dei.

Jornadas Mundiais da Juventude


O Santo Padre Bento XVI parte hoje de Roma em direcção a Sydney para as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar naquela cidade.

A partida de Roma está marcada para as 10.00h da manhã.

"É fundamental que cada um de vós, jovens, na comunidade e com os educadores, possa reflectir sobre este Protagonista da história da salvação, que é o Espírito Santo ou Espírito de Jesus, para alcançar estas altas finalidades: reconhecer a verdadeira identidade do Espírito, em primeiro lugar ouvindo a Palavra de Deus na Revelação da Bíblia; tomar uma consciência límpida da sua presença contínua e activa na vida da Igreja, em particular redescobrindo que o Espírito Santo se põe como "alma", sopro vital da própria vida cristã, graças aos sacramentos da iniciação cristã Baptismo, Confirmação e Eucaristia; tornar-se assim capaz de amadurecer uma compreensão de Jesus cada vez mais profunda e alegre e, contemporaneamente, de realizar uma prática eficaz do Evangelho no alvorecer do terceiro milénio."

Bento XVI, Mensagem para a Jornada Mundial da Juventude

12 julho 2008

Casamento e Baptizados


Na manhã de hoje, na Igreja Paroquial, contraíram matrimónio Alan Gustavo Gasteliturre Fidalgo com Anabela Pereira da Silva, residentes em Colo de Pito. Na mesma ocasião, recebeu o Sacramento do Baptismo o Rafael da Silva Gasteliturre, filho de ambos, e do qual foram padrinhos José Antonio Varela Abuelo e Maria Gorete Pereira da Silva.

Na Santa Missa, recebeu ainda o Baptismo o Joel da Silva Rodrigues, filho de Vasco Celestino Pereira Rodrigues e de Carla Isabel Pereira da Silva. Foram seus padrinhos Joel Martins da Silva e Sara Alexandra da Silva Bandeira Martins Guerreiro.


Aos novos esposos e aos neo baptizandos, bem como aos seus pais e padrinhos desejo as maiores felicidades.

10 julho 2008

Baptizado


No passado domingo, no decorrer da Santa Missa dominical, recebeu o Sacramento do Baptismo o Tomás Esteves Pinto, filho de Carlos Jorge Correia Pinto e de Alice Maria Ferreira Esteves Pinto. Os seus padrinhos foram Adelino Ferreira Esteves e Miquelina do Céu Abrantes Baptista.

Aos pais, padrinhos e família do Tomás desejo as maiores felicidades e abundantes graças do Céu.

05 julho 2008

Casamento


Foi num clima de profunda alegria que hoje, na Capela de Nossa Senhora da Ouvida, contraíram matrimónio Américo Magalhães da Silva e Irene Ferreira Esteves.

Foi grande o número de familiares e amigos que quiseram juntar-se a eles neste momento marcante das suas vidas.

Aos novos esposos desejo as maiores felicidades.

03 julho 2008

Construção de uma nova sacristia


Há várias semanas, tiveram início os trabalhos de construção de uma nova sacristia na Igreja Paroquial das Monteiras.

Desde há vários anos que se sentia a necessidade de conseguir um novo espaço para a sacristia, que contemplasse a possibilidade de ter uma sacristia no espaço da Igreja Paroquial.

A construção da sacristia permitirá, também, reservar um espaço para Museu, onde ficarão expostas vários objectos (alfaias litúrgicas, candelabros e imagens) que a Igreja possui e que estão armazenadas.

Neste momento, a construção está praticamente terminadada e procedem-se aos trabalhos de acabamento interior na nova Sacristia que, se tudo correr bem, será inaugurada durante o mês de Agosto.

Como esta obra significa um notável investimento, o Conselho Económico pede a colaboração de todos para fazer face a estas despesas. O objectivo final é empedrar o adro da Igreja, de modo a tornar mais agradável ainda o espaço circundante da Igreja Matriz.

Outras obras

Também a Capela de S. João, na Relva, viu o seu interior totalmente pintado, pois as paredes apresentavam sinais de humidade. Para prevenir futuros problemas, foi dado um tratamento especial à pedra tendo em vista isolar as paredes do melhor modo possível. Este investimento rondou os três mil euros (3000,00€).