30 julho 2009

Continua a Novena de Nossa Senhora da Ouvida


AO longo da Novena em honra de Nossa Senhora da Ouvida, o Rev. Sr. Pe. Duarte Sousa Lara tem abordado vários temas, todos importantes na vida cristâ: a Eucaristia, a Confissão, o rosário, o jejum. Tudo a partir de uma perspectiva mariana.

Nossa Senhora da Ouvida atenda os rogos de tantas pessoas que à Sua intercessão recorrem.

27 julho 2009

Clube Darca nas Monteiras 2009

Peça demonstrada pelos mais novos...

... ensaiados pelo Clube Darca

Santa Missa ao Divino Espírito Santo


No Domingo de manhã, foi celebrada a Santa Missa em honra do Padroeiro da Paróquia de Monteiras, o Divino Espírito Santo.

Pelas 11h00 teve início a Santa Missa, seguindo-se, no final, a procissão pelas ruas das Monteiras.

A quem trabalhou para que a festa se realizasse, fica o agradecimento de toda a Paróquia.

Uma semana muito diferente

Pelo segundo ano consecutivo, o Clube Darca, com sede em Lisboa, veio passar uma semana nas Monteiras.

Ao longo de toda a semana, promoveram, junto dos mais novos, provenientes de todo o concelho de Castro Daire (e não só), um conjunto de actividades formativas: dança, teatro, culinária, artes decorativas. Pelo meio, houve ainda tempo para dar algumas aulas de catequese aos mais novos.

Na passada sexta feira à noite, todos apresentaram, no Pavilhão da Associação da Relva, os impressionantes resultados de uma semana de aprendizagem. Houve teatro, anedotas, músicas e muita animação, para todos os que ali se deslocaram.

Esta "Semana Diferente" não teria sido possível sem a colaboração de muitas pessoas e entidades: a Paróquia, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Relva, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, e um vasto número de pessoas que muito contribuíram. A todos agradecemos de coração.

23 julho 2009

Uma semana diferente

Está a decorrer, nas Monteiras, um conjunto de actividades, promovido pelo Clube Darca, de Lisboa, dirigidas aos mais novos.

Desde a passada segunda feira que os mais novos têm aprendido coisas novas, desde ao teatro, à dança, passando pela culinária.

Amanhã, sexta feira, pelas 21h00, terá lugar, no Pavilhão da Associação Recreativa da Relva, a sessão final, onde todos mostrarão o que aprenderam ao longo da semana. Todos são convidados a assistir a um momento que será, concerteza, mágico.

(Foto do ano passado)

Novena em honra de Nossa Senhora da Ouvida

No próximo sábado, dia 25 de Julho, terá início a novena em honra de Nossa Senhora da Ouvida.

Este ano, a novena está a cargo do Rev. Sr. Pe. Doutor Duarte Sousa Lara, doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

O horário, como habitualmente, será o seguinte:
15h30: Recitação do Terço e Confissões
16h00: Santa Missa e Pregação

A festa em honra de Nossa Senhora da Ouvida será no dia 03 de Agosto, com a procissão às 10h45 e a Santa Missa às 11h00.

Obras na Paróquia

Ao longo das últimas semanas, têm sido várias as obras de melhoramento do património que estão a decorrer na Paróquia.

As mais visíveis são as do Adro da Igreja Paroquial, que está a ser calcetado. Ao mesmo tempo, está a ser restaurado o muro que cerca o Adro. Além disso, será instalado um completo sistema de drenagem das águas e um novo sistema de iluminação exterior da Igreja, tendo em vista, não só a beleza estética, mas também torná-la mais iluminada e segura.

Também a Capela de Nossa Senhora da Ouvida foi alvo de melhoramentos. Foi restaurado e dourado o altar (agora altar lateral) onde é colocada a imagem de Nossa Senhora da Ouvida nos dias de festa. A Capela conta agora, também, com uma Via Sacra (já que não possuía nenhuma), e as paredes externas foram limpas e tratadas para evitar humidades.

Na Capela de S. João na Relva, foram tratadas ambas as portas, que estavam desgastadas devido à chuva.

Em Colo de Pito, as imagens que estão à veneração dos fiéis na Capela de Nossa Senhora da Saúde, foram alvo de restauro, assim como também foi restaurado o crucifixo antigo da Capela.

Como sempre, para conseguir realizar todas estas obras, pedimos a generosidade e a colaboração de todos.

O altar da Capela de Nossa Senhora da Ouvida restaurado

As imagens de Colo de Pito restauradas

Grupo de Jovens das Monteiras com site na internet

O Grupo de Jovens das Monteiras criou um blog onde podem encontrar-se resumos de actividades e algumas fotografias.

Parabéns, malta!

O site pode ser consultado AQUI>>

22 julho 2009

Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde, em Colo de Pito

No passado dia 19 de Julho realizou-se, em Colo de Pito, a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

A Santa Missa teve início pelas 11.00h. Seguiu-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde e as outras imagens que se veneram na Capela de Colo de Pito, todas elas alvo de obras de restauro ao longo das últimas semanas.

Foram muitas as pessoas que se associaram a esta festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

20 julho 2009

Falecimento

No passado sábado, dia 18 de Julho, faleceu, em Colo de Pito, o Sr. Albano Pereira. O seu funeral realizou-se no dia seguinte, com exéquias solenes na Igreja Paroquial.

À sua família e amigos deixo os meus pêsames e a certeza das minhas orações.

13 julho 2009

Primeira Comunhão e Comunhão solene

No domingo, dia 12 de Julho, a Igreja Paroquial foi pequena para acolher os familiares e amigos daqueles que celebraram a sua primeira comunhão e fizeram a Comunhão solene.

A Santa Missa teve início pelas 11h00. Depois da Santa Missa, realizou-se a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas das Monteiras.

No final, uma palavra de agradecimento aos pais e aos catequistas pelo exigente trabalho que a festa requereu.


Falecimento

Na noite de sábado para domingo, faleceu, no Hospital de Viseu, o Sr. Mário Costa Tomaz.

O seu funeral realizou-se hoje de manhã, seguindo depois para o cemitério da freguesia.

À sua família e amigos deixo os meus pêsames e a certeza das minhas orações.

Pedido de desculpas

Pelo volume de actividades nas últimas semanas, não me foi possível actualizar a página da Paróquia nos últimos tempos. Peço desculpa pelo facto.

Há, no entanto, muitas coisas para contar e mostrar: a Festa de S. João da Relva, a Comunhão solene, as várias obras que estão a decorrer na Paróquia. Ao longo dos próximos dias procurarei ir actualizando a página na medida em que a disponibilidade mo permita.