24 abril 2007

Falecimento de Mons. Eduardo Russo

Na madrugada de ontem, faleceu Mons. Eduardo António Russo, Vigário Geral da Diocese de Lamego.

Nascido a 04 de Setembro de 1928, frequentou os Seminários de Resende e Lamego. Receu a ordenação sacerdotal em 05 de Julho de 1953. Foi pároco e, durante muitos anos, dedicou-se ao ensino, seja em escolas públicas, seja no Colégio Beneditino de Lamego.

Em 1996, depois da nomeação do Sr. D. Jacinto Botelho para Bispo auxiliar de Braga, foi nomeado Vigário Geral. Em 1998, com a morte de D. Américo Couto de Oliveira, foi nomeado Administrador Diocesano, cargo que ocupou até Janeiro de 2000, data em que foi nomeado Bispo de Lamego o Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, que, depois de tomar posse, o confirmou como Vigário Paroquial.

Além de Vigário Geral, era também ecónomo da Diocese, Deão do Cabido da Catedral e Juiz da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios.

De trato afável, serviu incansavelmente a Igreja, mantendo o seu serviço até ao fim. Os seus mais de 50 anos de sacerdócio foram passados a servir como melhor sabia e podia a Igreja Diocesana de Lamego, que muito sentirá a sua falta. Dentro dos seus grandes projectos, está a recuperação da Casa do Poço, onde ficará a funcionar o Arquivo e Museu da Diocese.

A saúde de Mons. Eduardo Russo foi-se deteriorando ao longo dos últimos meses. No sábado passado deu entrada no Hospital de Lamego, onde acabaria por falecer na madrugada de segunda feira.

O seu funeral, presidido pelo Sr. D. Jacinto, realiza-se na Sé de Lamego esta tarde pelas 16h, seguindo depois o seu corpo para Soutelo do Douro, concelho de S. João da Pesqueira, onde será sepultado pelas 19h.

Sem comentários: