02 junho 2009

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque em Lamego


Nos dias 04 e 05 de Junho, as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque visitarão a Diocese de Lamego.

Margarida Maria Alacoque, nasceu no dia 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. O seu pai, juiz, morreu quando Margarida ainda era muito jovem. A sua família passou, por isso, graves necessidades materiais.

Sentiu desde muito nova o chamamento a dedicar-se inteiramente a Deus, mas o firme desejo de entrar no Convento esbarrou na oposição da família. Recebeu primeira a comunhão aos nove anos e aos 22, a confirmação, para a qual quis preparar-se com confissão geral: fez uma preparação durante 15 dias, escrevendo num caderninho a grande lista de seus pecados e faltas, para ler depois ao confessor.

Na festa de São João Evangelista, em 1673, uma moça de vinte e cinco anos, irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, nas primeiras sexta-feiras do mês.

Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se-lhe com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até se consumir para lhes demonstrar o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".

No último período de sua vida, nomeada mestra das noviças, teve a consolação de ver propagar-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Morreu a 17 de Outubro de 1690, aos 43 anos de idade. Foi canonizada em 1920, mas a data da sua festa foi antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.

A visita das suas relíquias à nossa Diocese, promovida pelo Secretariado Nacional do Apostolado de Oração, em colaboração com o Secretariado Diocesano, começará com a recepção das relíquias na quinta feira, 04 de Junho, pelas 15.00h no Adro da Sé de Lamego.

Pelas 18.30h, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Sr. Reitor do Seminário Maior, Rev. Sr. Cón. João António Teixeira. Pelas 20.00h, terá lugar uma Vigília de Oração.

No dia 05 de Junho, pelas 09.30h, o Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, presidirá a uma solene Eucaristia. Ao início da tarde, as relíquias de Santa Margarida Maria seguem rumo à Diocese de Bragança.

Da nossa Paróquia, está disponível um autocarro para todos aqueles que, na próxima quinta feira, desejarem deslocar-se a Lamego.

Sem comentários: