15 novembro 2006

Freguesia das Monteiras ficou muito mais rica

No passado dia 5 de Novembro, a freguesia das Monteiras consagrou-se ao Imaculado Coração de Maria.

Deu-se início a esta linda e grandiosa Festa na Igreja Paroquial das Monteiras, pelas 15 horas, com a celebração da Santa Missa, celebrada pelo Ex.mo Monsenhor, Vigário Geral, Eduardo Russo, da Diocese de Lamego, com a presença do Ex.mo Monsenhor Alfredo Melo, Vigário Geral da Diocese de Viseu e responsável máximo da Associação Nacional do Grupo da Imaculada, o Ex.mo Senhor Padre Diogo, antecedente Pároco desta Freguesia e o actual Pároco José Alfredo e outros. Esteve presente a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, que fez um acompanhamento digno, tanto na Igreja, como na actuação no Cortejo. Esteve presente também a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Eng. Maria Eulália, a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Farejinhas que fizeram a guarda de honra à Imaculada, os Escuteiros da Freguesia das Monteiras e toda a Freguesia das Monteiras e outros fieis de várias povoações vizinhas.

Depois da Santa Missa, seguiu-se a Procissão, executando a referida Banda de Musica o Hino à Nossa Senhora (Coração Virginal). Rezou-se o terço e, no fim de cada mistério, a Banda voltava a executar o mesmo Hino e, diga-se, foi com muita devoção que se chegou até ao Nicho, seguindo-se a Benção do mesmo onde aí ficou colocada e muito bem a Imagem da Imaculada, com toque de continência executado pela mesma Banda de Música. Este Nicho fica situado junto à estrada municipal, com ligação Monteiras, Relva.

Se é verdade que nós, residentes na Freguesia das Monteiras estamos felizes, também não é mentir que temos responsabilidades acrescidas em adorar e respeitar o Coração da Imaculada, pois somos os primeiros no Conselho de Castro Daire, a obter tão admirável e digno monumento.

No final, nos fundos da residência Paroquial, foi servido a todas as pessoas e entidades um lanche, onde tudo correu com esmera educação.

Como Presidente da Junta desta freguesia, queria agradecer à Senhora Professora Maria José Bastos e a seu marido, Senhor Bastos, pela brilhante ideia que foi a de trazer para as Monteiras o mais puro coração da Humanidade.

Queria agradecer igualmente aos Senhores Párocos que serviram e servem esta Freguesia, assim como a toda a Comissão do Conselho Económico da Igreja das Monteiras, pelo trabalho digno que prestaram à Comunidade, e a todas as pessoas que colaboraram para que tudo decorresse da melhor forma possível.

Américo Pereira da Silva, in Notícias de Castro Daire, 2006.11.10

4 comentários:

Adelino Pereira disse...

Como Relvense que sou, mas saído para o Seminário em 1955, depois para Viseu onde cursei o 5º ano, depois 40 anos a servir na Armada, poucas vezes fui à Relva, mas inaugurei com os senhores professores José do Amaral Alberto Rodrigues e Dª Maria Helena Valério, a Escola Primária das Carvalhas, onde ainda tive o prazer de fazer a 4ª classe, voltei à Relva para a Festa de S. João no dia 21 deste mês, assistindo aos festejos religiosos e recreativos.
Gostaria de contactar alguém da minha freguesia para obtermos trocas culturais, pois ensaio Teatro e faço, amador, e dirijo um coral em Viseu, terra que escolhi para depois de reformado.
Alguém que queira contactar para mais pormenores
Relvense66@hotmail.com
www.uol.com.br
www.blogger.com
Um obrigado ao autor deste Blogue, estruturado e esclarecedor.
Obrigados

Adelino Pereira disse...

DIALOGANDO...SE VAI RECORDANDO...

Se não dialogarmos,
Não há hipótese de esclarecimento
Não há divulgação
Nada da nossa terra sairá
Mas se sair em poesia
Será tempo de alegria
Para quem a sentir
No coração

Falar das Monteiras...
Oh... tanto e moderno
tanto e antigo
tanto e histórico há para contar
Desde a simplicidade dos seus naturais
Até ao mais recente
Nicho
Este de muito louvar
Monteiras saíu da "casca"
Monteiras é uma realidade
É altar de pura gente de fé
É terra com sabor a trabalho árduo
Para que o pão exista no açafate
e alimente nas prncipais refeições
Ao lanche e ao ceote
Monteiras reza
Monteiras presta devoção aos seus Santos e a Deus
E é com essa alma
Que a sua gentinha ainda vive,
recordando as suas casinhas
Cobertas de Colmo
Ou de ardósias
Subtraídas à terra em plenos Burbulhões
Monteiras mantem as suas tradições
e habituou-se a dar as boas vindas
a quem por esta terra
Ousar passar
Ou mesmo a quem nestas paragens se pretender fixar.
Quem como eu diria algo de errado da minha Freguesia?
Ora bem... a nossa terra.. NUNCA SE ESQUECE!!!!!!!!

Adelino Pereira disse...

Permita que o Relvense desabafe ao dizer que depois de 40 anos ... foi de novo à FESTA DE NOSSA SENHORA DA OUVIDA...
Mas tudo está mudado meu Deus... Primeiro para mais pobre... pois fiquei triste ao ver e participar numa procissão onde antigamente era um "mar" de gente, no dis 3 de 2009 eram apenas meia dúzia...de pessoas. Perguntei a mim mesmo.. Onde estão as pessoas?
Depois .. vi tudo mudado para melhor, um recinto maravilhoso e próprio para peregrinar em terras de NOSSSA SENHORA DA OUVIDA.
Belas e que marcaram um marco na FÉ as palavras do Pároco da Freguesia que num exemplar sermão, incutiu a veneracção e a continuação da FÉ em NOSSA MÃE !
Ficam fotos ilucidativas se eu as conseguir meter neste espaço caso contrário estarão no meu bloge
www.blogger.com

Obrigados a todos queridos conterrâneos.

Adelino Pereira disse...

Boas tardes e saudações ..
Estou triste por ainda não ver no blogue devido da freguesia das Monteiras, as festividdes do dia de S. João Baptista, padroeiro da minha terra, aldeia da Relva... e e o mesmo, no seu todo, na net esá muito desatualizado...
Sem mais palavras..