15 novembro 2006

Inauguração do Monumento ao Sagrado Coração de Maria da nossa paróquia

No passado dia 5 de Novembro, Domingo, a Paróquia de Monteiras foi consagrada ao Coração Imaculado de Maria. Como sinal visível dessa consagração, foi construído um Monumento a Nossa Senhora, na estrada que liga a povoação das Monteiras à Relva.
A ideia para este projecto pertenceu ao Casal Bastos, natural da freguesia e residente habitualmente em Viseu.

Estes Monumentos, que se têm espalhado pelo nosso país e pelo estrangeiro, são promovidos pelo Grupo da Imaculada, um movimento que, inspirado na Mensagem de Fátima, promove a consagração das paróquias e das pessoas ao Imaculado Coração da nossa boa Mãe do Céu, em resposta ao pedido que Nossa Senhora fez em Fátima, quando apareceu aos três pastorinhos.

Graças à ajuda de muitas pessoas e instituições, a ideia foi-se concretizando e, no passado dia 5 de Novembro, depois da Santa Missa presidida por Mons. Eduardo Russo, Vigário Geral da Diocese de Lamego, a imagem de Nossa Senhora foi em procissão da Igreja para o Monumento.

Nas cerimónias, além do Mons. Eduardo Russo, estiveram presentes o Mons. Alfredo Melo, Vigário Geral de Viseu e Assistente Nacional do Grupo da Imaculada, o Pe. Diogo Pereira Filipe, anterior pároco de Monteiras, o Pe. António Silveira, o Pe. Manuel Tavares e o actual pároco, Pe. José Alfredo.



Depois da Santa Missa, enquanto se rezava o terço, a procissão saiu da Igreja e foi em direcção ao Monumento.



Depois da benção do mesmo, foi feita a consagração da Paróquia ao Imaculado Coração de Maria, terminada a qual, foi deposta a imagem no lugar previsto, pelo Mons. Eduardo Russo e pelo Sr. Pe. Diogo Filipe.



No final das cerimónias, houve um lanche no Salão Paroquial, para o qual foram convidadas todas as pessoas presentes, entre as quais estava a Sra. Presidente da Camara, que teve a amabilidade de estar presente.

Tudo isto só foi possível graças à colaboração de algumas pessoas e instituições. Antes de mais, do Casal Bastos, grande promotor deste projecto. Além deles, foi constituida uma Comissão para a execução dos trabalhos e para a preparação das cerimónias, encabeçada pelo Sr. Lote Santos Ferreira, que foi incansável. Uma palavra de agradecimento também ao Grupo da Imaculada, que através da D. Angelina Pinto Leite e do Casal Brito Faro, que tudo fizeram para que tudo decorresse da melhor maneira. Uma palavra também de muito apreço à Junta de Freguesia, por toda a colaboração prestada. Um agradecimento também muito especial ao Sr. Pe. Diogo Pereira Filipe por ter encorajado este projecto. Por fim, um agradecimento cheio de reconhecimento a todos aqueles que contribuiram, não só na preparação das cerimónias, como também para o lanche que fechou o dia de festa da Nossa Paróquia.

Sem comentários: