18 junho 2007

Visita Pastoral


No dia 17 de Junho, o Sr. Bispo encerrou a sua visita pastoral à Paróquia de Monteiras com a celebração da Eucaristia, durante a qual receberem o Sacramento do Crisma 15 jovens da nossa paróquia.


O tempo chuvoso não permitiu receber o Sr. Bispo no largo, como estava previsto, pelo que o Sr. Bispo foi recebido na Igreja Paroquial, enquanto se entoou o cântico "Bendito o que vem em nome do Senhor".


O Grupo Coral, constituído não só pelos jovens crismandos, mas também por pais e catequistas, animou a Eucaristia com cânticos alusivos ao Espírito Santo.


Na homilia, o Sr. D. Jacinto, comentando as leituras acabadas de ler, falou da necessidade que todos temos de conversão, apresentando o exemplo de David, de S. Paulo e da mulher pecadora que era referida no Evangelho do XI Domingo. Além disso, o Sr. Bispo animou os jovens a comprometerem-se com Cristo e com a Igreja, não tendo medo de assumir um papel activo na Paróquia.


Depois da homilia, procedeu-se ao Rito da Confirmação, enquanto se invocava a descida do Espírito Santo sobre os jovens que receberam o Sacramento.


A Santa Missa continou com o ofertório solene, em que foram levados ao altar vários elementos: o fogo, o fermento, o sal e a água, bem como os dons necessários à celebração da Eucaristia (o pão e o vinho).


Depois, a Eucaristia decorreu como de costume. No final, os jovens quiseram agradecer ao Sr. Bispo, oferecendo-lhe um ramo de flores, e agradeceram também a todos os catequistas, nomeadamente à Sr. Prof. Laurentina e à Carla, pela sua dedicação e esforço para que tudo decorresse do melhor modo possível.


No final, o Pároco teve a oportunidade de agradecer ao Sr. D. Jacinto a alegria que tinha proporcionado a toda a Paróquia com a sua visita, e agradeceu também a presença do Sr. Pe. Diogo Filipe, bem como a ajuda e a colaboração de tantas pessoas que contribuiram para que tudo decorresse da melhor maneira.


Já depois de terminada a Santa Missa, houve um momento de oração pelos defuntos no cemitério.


No final, houve um lanche, em que, além dos crismandos e as suas famílias, participou o Sr. Bispo e outros convidados.





Mais fotografias podem ser vistas AQUI.

Sem comentários: