23 fevereiro 2009

Belém

Saindo da Cidade Santa, o autocarro leva-nos em direcção e Belém, cidade actualmente controlada por palestinianos. Como os judeus não podem entrar, antes de sairmos de território israelita, há troca de motoristas. Temos também um guia palestiniano.

Para entrarmos em Belém, temos que passar o muro que Israel levantou a circundar o território controlado pelos judeus.

Já em Belém, é tempo de almoço e de compras. Da parte da tarde, fazemos uma visita ao local onde os Anjos anunciaram o nascimento de Jesus aos Pastores. No Campo dos Pastores encontramos uma gruta que se conserva como no tempo de Jesus. Ao lado da gruta, está uma Igreja construída com ofertas vindas do Canadá.

Subimos depois para a Basílica da Natividade. Começamos por visitar a gruta onde, segundo a tradição, nasceu Jesus. No local do nascimento, encontramos uma estrela. Um pouco ao lado, o local da manjedoura. É uma visita que a todos toca.

Por cima da gruta, está construída a Basílica da Natividade que, actualmente pertence a Gregos e Arménios. Ao lado, encontra-se uma Igreja Católico-Romana, dedicada a S. Catarina de Alexandria. Aí celebramos a Santa Missa, presidida pelo Sr. Pe. Álvaro Diogo.

No final da Santa Missa, regressamos ao hotel para descansar.

Sem comentários: